PROCON DA PREFEITURA MUNICIPAL DE DIVINÓPOLIS










37-3222-5454 :: 3213-8459 :: 3222-7040 :: 3221-8312 
RUA Rio de Janeiro, 426/401 (Prédio da VIVO), Centro, Divinópolis - MG 
CEP: 35500-009


Procon previne consumidor nas compras para o Dia das Crianças

08/10/2010 (Release produzido pela Prefeitura Municipal de Divinópolis)




O Dia das Crianças está próximo, e nesta data cresce muito o consumo de produtos infantis. O Procon municipal alerta os consumidores sobre o que deve ser observado nas compras para este período.


De acordo com o gerente do Procon municipal, Thiago Pardini, o consumidor deve, em primeiro lugar, fazer uma pesquisa de preços, evitando a compra por impulso. E como o público-alvo da data é o infantil, segundo Pardini, antes de comprar os pais devem observar se o produto está em bom estado de conservação e se possui um indicador de faixa etária. O selo do INMETRO garante também que o produto foi inspecionado e que não contém, na composição, qualquer componente danoso à saúde da criança, além de ter sido fabricado de acordo com normas técnicas.

O gerente do Procon lembra que é de 90 dias a garantia mínima para os produtos duráveis. Ele informa que, caso a empresa ofereça uma garantia complementar, o consumidor deve exigir um certificado que comprove esta extensão.

As trocas de presente são também, na avaliação de Pardini, um dos quesitos que devem ser observados, pois não existe no Código de Defesa do Consumidor nenhuma obrigatoriedade com relação à troca. Portanto, para garantir a troca, o consumidor deve exigir um “cupom de troca”, ou documento equivalente, sem falar na nota fiscal, que é o documento essencial comprobatório de qualquer compra. “Sempre lembramos que o consumidor tem o direito de solicitar, além da nota fiscal, que o produto seja retirado da caixa e testado, para garantir que não faltam peças ou haja alguma avaria, além de poder verificar se o mesmo está em boas condições de funcionamento”, salientou.

Outra maneira de garantir a qualidade da compra é comprar os produtos no mercado formal, pois no mercado informal dificilmente o consumidor terá acesso a opções de troca, garantia, e ainda terá dificultada a identificação do fabricante.

Segundo Thiago Pardini, para qualquer reclamação, o consumidor pode procurar o Procon. Se justificada, o órgão pode auxiliar na formalização de um processo contra a loja que tenha lesado seu direito. “Caso haja a necessidade da formalização de um processo, o consumidor deve ter consigo toda a documentação, desde a nota fiscal, que é o documento essencial em qualquer compra, quanto os manuais, certificados de garantia, cupons de troca, e quaisquer outros que facilitem a comprovação da lesão do seu direito”, explicou. “Ressalto apenas aos pais que há outras maneiras de propiciar um dia agradável às crianças nesta data, seja levando-as a um parque ou propiciando qualquer forma de lazer, que não seja apenas aquele voltado ao comércio”, opinou.

O Procon Municipal fica na rua Rio de Janeiro, 426, 4º andar, e o telefone para esclarecimentos ao consumidor é o (37) 3222-5454.


Procura informações sobre Divinópolis-MG?

Aqui na Rede Divinópolis, www.divinopolis.net, você encontra tudo sobre Divinópolis-MG! Escolha um dos Guias na barra lateral esquerda ou use a caixa de pesquisa no cabeçalho! Encontre informações sobre a Festa da Cerveja (FENACER), Divina Folia, Divina Expô, Festa Fantasia, Guarani Esporte Clube, Adélia Prado, GTO, Petrônio Bax, Túlio Mourão, Jaime Martins, Domingos Sávio, Demetrius Pereira, Galileu Machado, Aristides Salgado, Geraldo da Costa Pereira, Francisco Gonçalves, Vladimir Azevedo, Ferro Gusa, Confecção, Moda e muito mais.


A REDE DIVINOPOLIS.NET usa a tecnologia e simplicidade do Google para disponibilizar informações relevantes para quem vive em Divinópolis. Aqui você encontra: pessoas (redes sociais), notícias, telefones, mapas, guias de produtos, serviços, utilidade pública e muito mais! Nossa equipe está trabalhando diuturnamente para que você encontre aqui a cada dia um novo serviço, uma nova notícia, um novo produto, enfim, tudo que facilite o seu dia-a-dia.  Nosso objetivo é fazer da REDE DIVINOPOLIS.NET a página inicial dos divinopolitanos na internet.